quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O resultado da soma das pequenas irritações elevadas à décima! - Parte 1

Qual o resultado da soma das pequenas irritações diárias? Me explico.

São 7 horas da manhã e tive aquela noite terrível de sono mal dormida. Toca meu celular desesperadamente. No identificador um número desconhecido. É a moça da assinatura do jornal querendo renovar um periódico que se recebi 10 edições em 1 ano foi muito, tamanha a ineficiência na entrega. Como seu conteúdo era muito fraco, quase nem notava sua ausência.

Legal, gostei dessa maneira de começar o dia! 

Os minutos passam, a rotina se revela e logo a crise de alergia ataca e os espirros começam. Algo parece querer sair pelo meu nariz como um espírito ao som da reza do sacerdote.

 Milhares de gotículas de saliva expelidas depois, crio coragem para cancelar serviços de operadoras e concessionárias que há tempos vinha precisando.

Inicio pela TIM: Sem sistema! "Por favor senhor, obrigado por aguardar e desculpa a demora, o senhor poderia estar ligando daqui 4 horas?" 

Satisfação.

Vou para a Claro. Toda a facilidade inicial para ser atendido e a agradável pergunta: "Qual o motivo do seu cancelamento senhor?". NÃO TEM MOTIVO, SÓ QUERO CANCELAR O MODEM!

Os ânimos estão esquentando.

Então, chegou a hora de dar um passeio feliz. Farol fechado e nenhum deles sincronizado. Ótimo, pararei em todas as esquinas e contemplarei os transeuntes, comércios e buracos no chão. 

Surpresa! Um idoso com uma caminhonete de boiadeiro gigantesca dando ré na calçada, avança pela rua, acerta a lateral do meu carro, me xinga e ainda vai embora rápido para não ter que pagar o conserto! 

Beleza! Grande comportamento de uma pessoa vivida! Exemplo para todos, que dirá aos netos!

A tarde vem chegando e com ela a lembrança de marcar um exame médico solicitado na última consulta. Exame simples! Tranquilo dessa vez!
Agenda feita, guia na mão, endereço no GPS.

Muitas campainhas de senha e cadastros depois: "Olha bem, seu plano não autoriza a realização desse exame, eu lamento!". 

Por que não avisaram quando liguei agendando? Informei o tipo de exame! Mistérios de um além...

Bom, vou ligar na operadora do plano pra saber qual laboratório fazer! Novo "call center" a vista! Mau presságio! 

Dezenas de números apertados após longa conversa com nossa amiga cibernética e finalmente um ser humano: "Desculpa a demora e obrigado por aguardar, mas na sua cidade não há laboratórios credenciados para esse exame. Somente na cidade a 700 km de distância, com a vantagem de ter sua passagem de ônibus reembolsada!"

Ah! Agora sim uma boa notícia! Vou para a rodoviária agora mesmo! Afinal, serão 24 horas passeando de ônibus, vendo a paisagem, conversando com o colega ao lado sobre coisas da vida, fazendo xixi ao movimento do veículo num sanitário asseado! 

Onde está o botão "eject"?

Esfrio a cabeça, me recomponho e volto para a TIM. Só queria cancelar meu plano e a atendente acabou por cancelar meu "ship"! Fiquei dias sem celular! Pensei que talvez esse seria o último da minha vida, pois teria a grande vantagem de jamais ter que ligar num "Call Center" de operadora de celular de novo! 
Muitas músicas, ligações interrompidas, números digitados e a história repetida diversas vezes até que alguém conseguiu o que parecia impossível: entender que eu só queria reativar o "ship". É muito complexo, admito!

Parecendo "O dia de fúria", no final do expediente entrei no "site" do banco e vi um lançamento futuro de conta de água 200% mais caro que o normal! Liguei para a concessionária de água local. Era uma doação que em vez de lançarem R$ 0,50, lançaram R$ 50,00! E para cancelar? Fácil de imaginar o longo caminho percorrido...! Nesse ponto do texto, tenho até preguiça de detalhar!

Depois de tudo isso, só me resta uma alternativa: deitar, assistir um pouco de televisão e dormir! Ligo a TV, o decodificador da NET, me aconchego no travesseiro e quando olho com o controle na mão aparece uma agradável mensagem bem no meio da tela: "Erro na leitura do smart card"!  E não adianta nem ir pra sala porque estava chovendo no Acre e a Sky também não funciona!

Pronto! Agora sim tudo está "esclarecido"! O quebra-cabeça se completou! 

Repito: qual o resultado da soma das pequenas irritações diárias?  Essa matemática nem Kafka explica! Aliás, Freud, Deleuze, Einstein....

3 comentários:

  1. Com relação aos espirros de manhã, te garanto que a pratica de natação 3 vezes por semana diminuirá drasticamente qualquer problema respiratório. Sobre os eventos extremamente irritantes do dia, eles acontecem com todos, mas o que mais me irrita é chegar ao final do dia com um sentimento de pesar por não ter tido uma atitude certa com relação a eles. Não ter tido a paciência necessária. Não é fácil, mas com bastante exercício da pra conseguir vencer o legão/leões de cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Depois disso tudo, saia para olhar passarinhos lá fora...

    ResponderExcluir
  3. Vc fez o que deveria, escreveu uma crônica, mas, quanto a ter paciência, sei não... acho que tem mais é que quebrar o pau, mostrando toda a incompetência que nos rodeia... esse povo de call center é muito despreparado, muito preso a procedimentos e respostas absurdas. Veja o negócio de a Cassi mandar vcs pra Cuiabá, não seria mais barato e melhor, colher o sangue aí e mandar pra outro lugar?! Credo, cada solução burra que esse povo propõe!!!!
    Mantenha-se calma, acho que isso é importante, mas brique mesmo!!!

    ResponderExcluir